Mensagem do Secretário Luiz Antonio Elias

postado em Artigos | 26 de setembro de 2014

A Plataforma Aquarius constitui um poderoso instrumento de transparência ativa na execução da política de ciência, tecnologia e inovação no país. Fazendo uso de recursos da tecnologia da informação, integra diversas fontes de dados relacionados a ciência, tecnologia e inovação, abrindo-os totalmente à sociedade.. É, portanto, um mecanismo de governança pública moderna, moldado no conceito de governo aberto, cujo fundamento é trabalhar com transparência e prestar contas à sociedade.

Estão disponíveis diferentes painéis contendo dados sobre dispêndios, fundos setoriais, bolsas, convênios, produção científica, além do Monitor de Políticas Públicas de CT&I, produzido pelo MCTI. A oferta de dados abertos permite à sociedade construir sua própria análise e acompanhamento da gestão.

Com a Plataforma Aquarius, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação também avança no seu processo de gestão interna totalmente automatizada. O primeiro passo se dá pelo sistema de compras públicas, já disponível na intranet do Ministério, que também será integrado à Plataforma, e pelos processos da Lei de Informática, que serão submetidos, analisados e acompanhados exclusivamente online, com visualização, também, por dispositivos móveis.

Este é um projeto permanente. Estará em constante atualização, evoluindo segundo as necessidades da própria política de CT&I. No futuro próximo será oferecida a possibilidade de acesso a dados por meio de dispositivos móveis. Pretende-se ainda aumentar o número de painéis com novos temas, entre eles um sobre os Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT).

O Ministério da Ciência e Tecnologia coloca esta Plataforma à disposição da sociedade, na certeza de estar contribuindo para aumentar a transparência na elaboração e execução de políticas, programas e ações estratégicas em Ciência, Tecnologia e Inovação.

 

Luiz Antonio Elias
Secretário Executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação