O painel de conhecimento é um artefato tecnológico computacional, elaborado para produzir entendimentos detalhados de algum tema de relevância em CT&I a ser exposto na Sala de Situação. Sua elaboração compreende a concepção dos grandes objetivos de uma política, iniciativa, instrumento ou programa de CT&I integrada com as dimensões da Nova Governança Pública, amparada pelo conjunto de base de dados disponível para trabalho.

Após o desenho conceitual de um painel de conhecimento, abordagens e ferramentas de Engenharia de Conhecimento são adotadas para descobrir associações e conhecimentos complexos de difícil identificação e análise por seres humanos.

Estratégia de Disseminação do Conhecimento

A Plataforma Aquarius reúne diversos Painéis de Conhecimento para apoiar à gestão interna do MCTI e instrumentalizar a estratégia de disseminação de conhecimento para a sociedade. Painel de Conhecimento é considerado uma área que reúne componentes de conhecimento orientados por questões estratégicas para apoiar a análise, o monitoramento e a disseminação de informação e de conhecimento aos atores do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia & Inovação (SNCTI).

Os Painéis de Conhecimento são orientados pelas dimensões de governança pública e pelos temas de análise estratégicos ao MCTI. A partir da definição das questões estratégicas e da maneira como a resposta deve ser produzida com base nas dimensões de governança, são combinados instrumentos de apoio ao monitoramento, análise e planejamento para prover todas as informações necessárias e o contexto exigido para a interpretação das informações na Sala de Situação.

Painéis do Conhecimento

Diversos serviços de conhecimento serão reunidos de maneira a prover uma resposta abrangente para as questões estratégicas e dimensões de governança que norteiam o projeto da Sala de Situação da Plataforma. Tais serviços poderão ser acessados diretamente a partir dos painéis ou ainda serem utilizados, conforme diretrizes do Novo Serviço Público e do Governo Aberto, pela comunidade de desenvolvimento na criação de novos instrumentos de análise. Este modelo de coprodução visa estimular o desenvolvimento de serviços que atendam às necessidades específicas dos diferentes atores do SNCTI.

Do ponto de vista tecnológico, os Painéis de Conhecimento serão compostos por serviços de sumarização da informação próprios para o monitoramento combinados com recursos para análise exploratória como mapas de conhecimento e sumarização textual. A natureza da tomada de decisão no âmbito da governança pública requer a combinação de fontes de dados heterogêneas, síntese de uma diversidade de informações (retirando sobrecarga de informação para o tomador de decisão), contextualização e apoio para interpretação dos resultados das consultas. Para tal, além do tratamento de dados quantitativos, os Painéis de Conhecimento adotarão recursos para análise qualitativa da informação.

Em termos de componentes tecnológicos e metodológicos, um Painel de Conhecimento é gerado por uma combinação entre tema de análise, dimensão de governança pública e serviços de conhecimento.

Esquema geral de visualização de um Painel de Conhecimento
Esquema geral de visualização de um Painel de Conhecimento

Na arquitetura da Plataforma Aquarius, os elementos que definem uma dimensão de governança e o tema de análise em um painel de conhecimento são formalizados por meio de ontologia de domínio. O uso de ontologias no âmbito desta proposta é efetivado para apoiar: (i) conceitualização dos elementos que caracterizam os temas de análise e as dimensões de governança pública, bem como conceitos de CT&I a elas associados; (ii) representação do conhecimento; (iii) a comunicação entre os especialistas e demais stakeholders; (iv) anotação ou descrição das fontes de informação do projeto; (v) a definição das possibilidades de detalhamento e filtros disponíveis nos painéis; e (vi) a ligação e comunicação entre os serviços de conhecimento nos painéis.

Temas Prioritários

No plano de desenvolvimento da Plataforma Aquarius, estão previstos vários ciclos de desenvolvimento que buscarão estabelecer, de maneira incremental, diversos Painéis de Conhecimento para apoiar a governança do MCTI. As bases de dados e os serviços de informação e de conhecimento produzidos em cada ciclo de desenvolvimento serão disponibilizados para a comunidade com vistas a promover o desenvolvimento aberto de novos instrumentos de análise e acompanhamento das politicas públicas pelo cidadão e atores ligados ao SNCTI.

Até o momento, foram priorizados os seguintes temas para orientar o desenvolvimento dos Painéis de Conhecimento:

Tema Descrição
Dispêndios Permitir o acompanhamento da execução orçamentária e a análise do perfil dos investimentos e dispêndios da unidades orçamentárias e gestoras ligadas ao MCTI e suas vinculadas.
Convênios Possibilitar o acompanhamento da execução dos convênios e analisar os temas apoiados pelos convênios celebrados pelas unidades ligadas ao MCTI.
Bolsas Permitir acompanhar a política de concessão de bolsas no Brasil e no Exterior e analisar as temáticas apoiadas pelos programas de fomento.
Fundos Setoriais Estabelecer instrumento de análise do perfil dos projetos apoiados pelos Fundos Setoriais e estratificar os recursos concedidos aos diferentes temas de interesse de desenvolvimento nacional.
Produção C,T&I registrada na Plataforma Lattes Possibilitar a análise e a estratificação da produção CT&I com base nos instrumentos de fomento e de fortalecimento do SNCTI.

 

A estes serão acrescidos futuramente painéis gerenciais derivados da implantação de gestão por processos no MCTI, englobando:

 

Tema Descrição
Processos em fase de automação
Processo de Concessão de Incentivos da Lei de Informática Permitir o acompanhamento gerencial dos processos de Concessão de Incentivos da Leia de Incentivos da Lei de Informática pelo MCTI
Processo de inclusão de modelos Permitir a inclusão de novos modelos para produtos de empresas já incentivadas.
Processo de Acompanhamento dos Relatórios Demonstrativos Anuais  Permitir  o acompanhamento gerencial da elaboração dos Relatórios Demonstrativos Anuais da Secretaria de Políticas de Informática (SEPIN/MCTI)
Processo de Planejamento de Compras Permitir o planejamento da contratação de bens e serviços
Processo de seleção de fornecedores Permitir a execução da seleção de fornecedores (licitação) na contratação de bens e serviços
Processo de gestão de contratos Permitir a execução dos procedimentos de gestão em contratos de bens e serviços