Entende-se por Governo Eletrônico (e-Gov) o conjunto de práticas, métodos, tecnologias, recursos e competências que viabilizam a aplicação de tecnologias de informação e comunicação para apoiar atividades governamentais.

Soluções e-Gov podem ser classificadas como “government-to-government” (G2G), quando servem à relação inter-agências, ou como “government-to-citizen” (G2C), quando servem à interação governo-cidadão.

A arquitetura da Plataforma Aquarius é um instrumento de governo eletrônico que permite ao MCTI melhorar sua estrutura G2C e, por meio de diretrizes de governo aberto, interagir com a sociedade brasileira.

A dimensão G2G na Plataforma Aquarius é efetivada com painéis de conhecimento, criados para apoiar a gestão estratégica de gestores públicos, tendo como recursos sistemas de informação e conhecimento desenvolvidos para tornar dados oriundos de diferentes bases operacionais no sistema nacional de CT&I insumos à tomada de decisões estratégicas.

A dimensão G2C é viabilizada por meio da disponibilização de dados abertos e da comunicação com a sociedade, respeitando diretrizes de governo aberto.