Dentre inúmeros desafios de desenvolvimento científico e tecnológico da Plataforma Aquarius se destacam principalmente os seguintes:

  • Futuro da informação: a principal questão por trás de estudos a respeito do futuro da informação é manter a evolução da Plataforma Aquarius de forma a progredi-la alinhada ao estado-da-arte da informação. É fato que a sociedade civil ao se relacionar com a Plataforma determinará um nível de interatividade e facilidade de manifestação que os atuais estado-da-arte e da prática das TIC não têm condições de acompanhar.
  • Inteligência coletiva: similar à complexidade do relacionamento da Plataforma Aquarius com a sociedade civil, esta Plataforma também tem a intenção de promover um espaço de raciocínio e aprendizado coletivo entre os principais atores do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI). É por meio desta premissa que se acredita no desenvolvimento de políticas públicas e na governança de CT&I mais adequadas para o desenvolvimento nacional. Os desafios epistemológicos, científicos e tecnológicos deste tema demandam pesquisas intensas e de longa duração.