Como se pretende processar o aprendizado coletivo e a indução de mudanças com o uso da Plataforma Aquarius?

O primeiro passo se concentrará na integração dos dados dos diversos sistemas computacionais que  contenham informações relevantes e conexas às atividades de CT&I (sistemas dos órgãos de CT&I, sistemas estruturadores do Governo Federal, Portal de Transparência, sistemas com dados censitários, etc.). A Arquitetura Aquarius se integrará com plataformas de informações que o Brasil vem construindo e que têm gerado avanços reconhecidos internacionalmente. Uma vez integradas, estas fontes de dados e informações permitem estabelecer uma visão sistêmica alinhada à camada estratégica de decisão em gestão pública. Esta visão estará acessível nos painéis de conhecimento da Plataforma, disponíveis aos usuários em nível estratégico das organizações, como secretários, diretores e assessores, num ambiente denominado “Sala Virtual”.

Essas informações estratégicas e gerenciais disponíveis, que deverão cobrir as principais visões de gestão em políticas de CT&I do Governo Federal, fornecerão subsídios aos gestores de forma a ajudá-los a perceber mais claramente os resultados das ações, elaborar sentidos para os fatos evidenciados e construir insights (conhecimento) que poderão contribuir para o aperfeiçoamento das políticas, programas, planos, projetos e ações na área de CT&I do Governo Federal.

É importante ressaltar que a Plataforma Aquarius não pretende gerar dados, e sim transformar dados básicos das transações dos sistemas considerados em informações de valor estratégico ou gerencial. Com isso, os gestores terão uma poderosa ferramenta analítica de apoio aos seus processos decisórios de planejamento, execução, controle e avaliação dos investimentos no setor.

Com a Plataforma Aquarius pretende-se também desenvolver os conceitos de Dados Abertos (Open Data) e Governo Aberto (Open Government), significando que os dados originais utilizados para elaboração das informações e insights nos painéis de conhecimento serão também abertos para consulta pública na rede mundial de computadores. Caso interessar, o público internauta poderá baixar esses dados ou ter acesso a eles por meio de serviços e elaborar suas próprias análises, avaliações e conclusões sobre as ações de governo, exercendo seu pleno direito de cidadania.

Em resumo, a Plataforma Aquarius pretende unir metodologias e instrumentos tecnológicos eficientes e eficazes, com capacidade de apoiar o contínuo aprimoramento da governança pública e da cidadania na área de CT&I.